In "L'Art Égyptien" - C.D-Nobhecourt
FALTA DE PERSPECTIVA :
Era uma pintura em duas dimensões.
A perspectiva, como sabemos, modifica a dimensão do objeto e oferece alterações de colorido.
Os egípcios preferiam representar os objetos, não conforme sua aparência, mas na sua realidade - não como se vê, mas como realmente são.
Os objetos são representados num só plano.
Há uma tentativa de usar jogo de luz e sombra nas pinturas da tumba de NEFERTARI-EN-MUT, no Vale das Rainhas, Tebas.
Rainha Nefertari-en-Mut Vale das Rainhas - Luxor. |
Para indicar a terceira dimensão, sobrepunham as figuras ligeiramente.
AS DIMENSÕES DAS FIGURAS VARIAVAM CONFORME SEU 'STATUS' ou HIERARQUIA.
FIGURAS DE PERFIL :
A figura humana é mais característica vista de perfil, onde temos um detalhe mais exato e completo da ossatura e volume da cabeça, dos contornos exteriores.
No desenho egípcio a figura é apresentada como se vista por vários ângulos, num único desenho.
Cada parte do corpo é tratada separadamente, com regras convencionais :
CABEÇA :
orelhas = de frente ( inteira e completa ).
olhos = de frente ( pálpebra, pupila, íris, lacrimal ).
Sob Amarna, um ponto de sombra nas narinas e uma linha negra para continuar o nariz no interior da silhueta.
ESPÁDUAS e TÓRAX:
representados de frente;
as que não aparecem de frente, indicam o segundo plano do quadro.
BACIA:
vista de 3/4, como transição entre as espáduas (de frente) e as pernas (de perfil).
MEMBROS:
mãos = representadas de plano / os polegares ocupam a mesma posição em ambas as mãos.
pés = os dedos não são distribuídos como os polegares; só aparece o dedo maior do corpo, por ser o mais destacado e o mais longo.
Sob Amarna, desenharam os dedos no interior da silhueta dos pés direito ou esquerdo.
dama egípcia, prostrada em adoração |
Ísis conduzindo a rainha Nefertari. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário