quinta-feira, 1 de setembro de 2016

PECULIARIDADES DO DESENHO HIEROGLÍFICO EGÍPCIO




In     "L'Art Égyptien"  - C.D-Nobhecourt







FALTA  DE  PERSPECTIVA :

Era uma pintura em duas dimensões.
A perspectiva, como sabemos, modifica a dimensão do objeto e oferece alterações de colorido.



Os egípcios preferiam representar os objetos, não conforme sua aparência, mas na sua realidade  -  não como se vê, mas como realmente são.
Os objetos são representados num só plano.



Há uma tentativa de usar jogo de luz e sombra nas pinturas da tumba de NEFERTARI-EN-MUT, no Vale das Rainhas, Tebas.

Rainha  Nefertari-en-Mut
Vale das Rainhas - Luxor.



Para indicar a terceira dimensão, sobrepunham as figuras ligeiramente.




AS  DIMENSÕES  DAS  FIGURAS VARIAVAM  CONFORME  SEU  'STATUS'  ou  HIERARQUIA.







FIGURAS DE PERFIL :

A figura humana é mais característica vista de perfil, onde temos um detalhe mais exato e completo da ossatura e volume da cabeça, dos contornos exteriores.
No desenho egípcio a figura é apresentada como se vista por vários ângulos, num único desenho.



Cada parte do corpo é tratada separadamente, com regras convencionais :

CABEÇA :
orelhas  =  de frente  ( inteira e completa ).
olhos      =  de frente  ( pálpebra, pupila, íris, lacrimal ).

Sob  Amarna, um ponto de sombra nas narinas e uma linha negra para continuar o nariz no interior da silhueta.




ESPÁDUAS  e  TÓRAX:
representados de frente;
as que não aparecem de frente, indicam o segundo plano do quadro.



BACIA:
vista de 3/4, como transição entre as espáduas (de frente) e as pernas (de perfil).




MEMBROS:
mãos  =  representadas de plano / os polegares ocupam a mesma posição em ambas as mãos.
pés  =  os dedos não são distribuídos como os polegares; só aparece o dedo maior do corpo, por ser o mais destacado e o mais longo.

Sob Amarna, desenharam os dedos no interior da silhueta dos pés direito ou esquerdo.





dama egípcia, prostrada em adoração


Ísis conduzindo a rainha Nefertari.




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